Dicas para usar
Criar e fazer
Inspirar
Fique por dentro
Cia da Meia

23/05/2011 - Criar e fazer
Quando o inverno chegar...

O inverno, finalmente, está chegando e o corpo passa a exigir comidas mais quentes.
 
A baixa temperatura requer pratos cozidos, densos, um pouco mais gordurosos, porque o organismo costuma consumir maior quantidade de calorias. O problema, é que estas delícias que invadem nossa mesa no inverno são bastante calóricas e gordurosas, colocando  a dieta e a saúde em risco, mas tudo é permitido desde que consumido com moderação, conforme afirmam os nutricionistas.Sendo assim, fizemos uma lista de bebidas e comidas saborosas para aquecer o seu inverno:
 
Vinhos: os polifenois e flavonoides presentes no vinho aumentam o HDL, o bom colesterol; e auxiliam na aceleração do metabolismo levando a perda de peso, porém, em excesso, sobrecarrega o fígado e pode levar a embriaguez. O ideal é consumir no máximo um copo de vinho por dia para homens e três vezes por semana para mulheres.
 
Queijos: apesar de calórico e com alto teor de gordura saturada (aquela que aumenta o colesterol), o queijo deve fazer parte da nossa dieta em quantidades moderadas, pois é um alimento rico em cálcio, nutriente importante para prevenir problemas nos ossos futuramente.
 
Pinhão: o tipo de gordura existente no pinhão é denominada gordura boa (insaturada) de mais fácil digestão do que as da carne (saturadas), por isso seu consumo é indicado, mas deve-se tomar cuidado com o valor calórico. 1 uniddade tem cerca de 30 calorias. Consuma 100 gramas duas ou três vezes por semana.
 
Chocolate quente: apesar de delicioso e mais do que bem vindo nas noites frias de inverno, o chocolate quente é muito calórico e deve ser consumido com moderação. Como sentimos mais frio no inverno, a tendência é consumi-lo mais para tentar esquentar o corpo. Por isso, o ideal é optar por versões mais leves da bebida e tomar com moderação.
 
Sopas: ela é benéfica para quem busca emagrecer porque a maior quantidade de água traz uma sensação de saciedade, além de contribuir para a digestão, entretanto, se não houver uma seleção de produtos leves, o efeito pode ser contrário prejudicando a sua dieta, por isso, não se engane e invista nas versões mais leves com legumes e verduras. Elas podem até substituir as saladas. Evite as sopas cremosas e com queijos gordos.
 
Fondue: passar o inverno sem experimentar uma fondue é tarefa árdua. A receita cremosa e quentinha dá muito mais sabor aos dias frios. Mas é preciso ter cuidado com as calorias: chocolate, carne e queijo possuem alto teor de gordura e são bastante calóricos, por isso, prefira as versões mais leves do prato, à base de legumes e produtos light.
 
Capuccino: além de dar aquele ânimo espantando a fadiga, alguns estudos provam que cafeína presente no capuccino, ativa regiões do cérebro beneficiando a concentração, o planejamento e a execução de tarefas mentais.
 
Em breve vamos passar algumas receitinhas para o seu inverno ficar mais gostoso.
 
Ah! E não esqueça de usar nossas meias para aquecer seus pés.
 
Agora é só aproveitar. Bom apetite!
 
Abraço da Cia da Meia.

Fonte: www.minhavida.com.br


11/04/2011 - Criar e fazer
Uma delícia de moda!

Os cupcakes, bolinhos típicos norte-americanos, conquistam cada vez mais os brasileiros. Isso porque o mini bolinho tem aquele gosto de coisas simples e boas da vida, sabe?
 
Das padarias para as passarelas os pequenos, coloridos e saborosos mini bolos estão na moda. Literalmente. O cupcake está estampado em roupas, acessórios, utensílios domésticos e decoração.
 
Para aqueles que não conhecem o cupcake e gostam de cozinhar segue abaixo uma receita básica do bolinho.
 
Ingredientes para receita básica de cupcakes:
 
1 1/2 xícara de açúcar
300g de manteiga amolecida
3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
10 gotas de extrato de baunilha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de café de bicarbonato de sódio
 
Modo de fazer:
 
Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.
 
Prepare a forma: Unte uma forma especial para cupcakes com óleo e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a forma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue este excesso fora. Se preferir pode usar forminhas de papel especiais para cupcake (elas tem o fundo maior) dentro da forma de metal ou silicone. Facilita para desenformar e lavar.
 
DICA: Polvilhe um pouco de farinha de trigo ou chocolate em pó sobre as forminhas de papel para soltarem dos bolinhos mais facilmente.
 
Prepare a massa: Bata na batedeira, em velocidade média, a manteiga com o açúcar até ficar cremoso, depois acrescente os ovos um a um sempre batendo. Junte o extrato de baunilha e bata mais um pouco. Depois acrescente a farinha de trigo e bata até ficar bem misturado, depois junte o leite e bata até ficar bem homogênio. Por último, para evitar que pequena bolinhas fiquem inteiras, peneire juntos o fermento em pó e o bicarbonato de sódio com um coador pequeno.
 
- Para fazer sabores variados será necessário misturar 1/2 xícara de cada ingrediente para cada receita básica de cupcake.
 
- Se quiser, pode acrescentar o chocolate em pó junto com as frutas secas.
 
- O chocolate granulado produzirá um efeito de formigueiro.
 
- Para o cupcake de coco, deve-se substituir o leite comum da receita básica pelo leite de coco.
 
- Ao usar frutas secas para cupcakes, reserve algumas para decorar.
 
- Para o cupcake de limão, use as medidas sugeridas acima.
 
DICA: Ao juntar os ingredientes, desligue a batedeira e misture com uma colher ou batedor de claras.
 
Asse os cupcakes: Encha a forma previamente untada ou as forminhas de papel um pouco acima da metade. Tome cuidado para não encher demais, pois os cupcakes irão crescer quando assar. Ponha no fôrno já pré-aquecido até dourar. O tempo para assar é de +/- 15 a 20 minutos dependendo do fôrno. Depois de prontos, espere esfriar um pouco para desenformá-los. Se assá-los nas forminhas de papel, basta apenas retirá-los.
 
DICAS: Verifique se os cupcakes estão bem assados com um palito. Espete-o no meio do bolinho, se sair limpo está pronto, se ainda tiver algum vestígio de massa crua, deixe assar por mais alguns minutos.
 
Evite ficar abrindo o fôrno enquanto os cupcakes estão assando. Isso pode solá-los, ou seja, não crescem direito e ficam com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o fôrno antes de 10 minutos.
 
Boa apetite!
 
Um beijo doce da Cia da Meia.
 
Receita retirada do site: http://www.muitogostoso.com.br/